"A PERIGOSA MÃO DE DEUS"


Deus é maneta
diz Saramago
só tem a mão direita
à direita da qual todos se sentam.

Eu canto a outra mão de Deus
a que traz o Diabo pela trela
a que por vezes puxa para o outro lado
e escreve sempre por linhas tortas
a mão esquerda de Deus
a mão de sombra a mão do medo
a mão do nada
a mais perigosa mão de Deus
aquela que de repente solta o espírito
o enxofre a guerra o vento mau.
É a mão esquerda de Deus que aperta o coração
acelera o pulso
desarticula o ritmo.
Os poetas estão sentados à esquerda da mão esquerda
de Deus
até mesmo Antero.
É com ela que DEus abana o Mundo
com sua chuva e com seu fogo
sua onda gigante e seu terrível
terramoto.

Não é verdade que Deus seja maneta
Deus é canhoto.

MANUEL ALEGRE
("LiVRO DO PORTUGUÊS ERRANTE", 2001)

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Manoel Alegre incorporou Saramago e expôs sem papas nas letras.

    Muito bom o texto.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Ora ainda bem que concordamos.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  4. Que poema fabuloso!
    Eu gosto de ler Manuel Alegre.
    Beijo, São.
    Tem uma boa noite.

    ResponderEliminar
  5. Que contente fico em psrtilharmso esse gosto pela poesia de Alegre.

    Obrigada, igualmente, linda.

    ResponderEliminar
  6. Enfim, mãos, mãos e mãos... é um pé pra meter as mãos pelos pés...

    ResponderEliminar
  7. Devo dizer que gosto de o ver por aqui.

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  8. escreve direito por linhas tortas... será assim???
    gosto das palavras de m.alegre, e do seu sentir...
    e dos robalos que ele pesca na praia da foz! - quando o mar deixa...
    mas perigos há-os em todas as santas mãos, irmã querida, é isso!
    bom fim de semana, vou ao rescaldo das marés vivas, xará linda...
    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Irmâzinha, pois vai e que sejas feliz!

    DE Alegre também aprecio o que escreve.

    Beijinhos, linda xará.

    ResponderEliminar
  10. Querida São.
    Deus realmente é maneta, esqueceu-se da mão esquerda, está como eu, esqueci-me da mão "Direita".
    Pese embora não nutrisse muita admiração pelo José Saramago, neste capítulo estou com ele.Quanto ao Manuel Alegre, já sabes a minha posição e, não vou tecer mais qualquer comentário.
    Grato pela tua lembrança desta data. Um abraço e, um beijo de amizade. João

    ResponderEliminar
  11. Amigo, de Saramago li livros que me agradaram e outros que nem tanto.
    Como pessoa, não tenho má impressão delo. Ao contrário dessa criatura execrável que é Lobo Antunes. Esse nem como escroyor nem como pessoa nem como nada!!
    Se conseguirmos separar o homem do escritor, teremos que reconhecer que Alegre tem bons poemas.

    Renovo os sinceros desejos de um feliz e bem acompanhado futuro.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Gostei de reler este poema.

    Às vezes parece que Deus tem só, de facto, a mão esquerda.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Gosto da poesia de MA, mas não gosto dele!

    ResponderEliminar
  15. Então, estamos em sintonia, rrss

    Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  16. Bela escolha, querida São. Manuel Alegre é um 'senhor' Poeta.

    Um beijo imenso de carinho, para o teu fim de semana.

    [voltando, aos poucos :))]

    ResponderEliminar
  17. Alegre tem poesia que canta e, por vezes, me encanta. Fico por aqui.
    Quanto ao resto, estou de acordo com Saramago. Deus é de facto maneta, só tem a mão direita!
    Será porque lhe falta uma mão que nunca se virou para o lado esquerdo da vida?!
    Sobre o que li lá em baixo, acerca de Lobo Antunes, estou inteiramente de acordo.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  18. Gosto da poesia de Manuel Alegre, da sua poesia de combate dos primeiros tempos, com a qual cresci, esta não conhecia e senti-me um pouco estranha nela. Gosto de alguns destes versos, outros nem tanto. Gosto que Deus escreva por linhas tortas, mas já não gosto tanto que Sua mão esquerda seja uma mão de sombra e de medo, não acho que Deus seja medo, a igreja é que o introduz como tal, mas que levante terramotos, guerras de paz e que os poetas estejam sentados à sua esquerda, isso agrada-me.

    Um bom fim de semana para ti.
    Beijinhos
    Branca

    ResponderEliminar
  19. Gracias querida Sao por evocarnos a estos dos grandes participantes de la literatura contemporanea.

    Un beso!!!

    ResponderEliminar
  20. Gostei deste espaço!:)

    Grata pela visita.

    Bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  21. Excelente poema, poderoso poema!
    Gosto de palavras fortes, que nos fazem sentir fortes...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  22. São belas palavras, todavia perigosas no que dizem, são altamente audaciosas no que se refere a Deus. Eu não concordo, nem discordo, apenas admiro.

    Atenciosamente,

    Dan

    ResponderEliminar
  23. Bem vinda , GRAÇA.

    Interessa é que apareças o mais que (te) seja possível, linda: sabes que te aprecio muito.

    Alegre tem poemas lindos, sim.

    Um esxcelente domingo para ti.

    ResponderEliminar
  24. São

    Um poema de que gostei, encerrará a verdade, ao fim e o cabo.
    Gostei também de conhecer-te pessoalmente.
    Beijos

    ResponderEliminar
  25. Pois, quem sabe?...

    Agradeço, para mim também foi um enormeprazer podermos tido esta oportunidade de trocarmos impressões ao vivo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. A imagem de Deus é feita por humanos, por isso imperfeita.

    Alegre, enfim...tem poemas bonitos.

    Estou contente por estarmos de acordo quanto a Lobo Antunes. Alíás, não percebo como é que Saramago tem reputação de arrogante , se o compararmos com esta criatura desequilibrada e mal educada(entre outras coisas bem mais graves) ainda menos.

    Um bom domingo, CARLOS.

    ResponderEliminar
  27. BRANCA, Deus (ou Alá ou... ou...) , tal como muito bem afirmas, não usa o terror nem a vingança. Esses são atributos de quem pretende exercer poder sobre a Humanidade em seu nome e que os projecta na imagem que nos quer obrigar a aceitar.

    Há poesia de Alegre que me agrada mais do que outra, mas..

    Um excelente domingo te desejo e aos teus.

    ResponderEliminar
  28. Gostou? Que bom!
    Um bom domingo,DONA, minha amiga.

    ResponderEliminar
  29. Gosto que tenha gostado e gostarei muito de a encontrar por aqui muitas vezes, MARIA P.

    Desejo-lhe um agradável domingo.

    ResponderEliminar
  30. Agrada-me o seu agrado, BABY!
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  31. Caro DAN, eu creio em Deus ( ou outra qualquer designação, é.me indiferente) e escolhi este poema porque existem muitas coisas que não compreendemos lá muito bem porque acontecem.

    Um excelente domingo para si.

    ResponderEliminar
  32. Querido amigo, não foram só Manuel Alegre e José Saramago os evocados: foi também Antero de Quental, grande poeta açoriano, que acbou com a vida num jardim da Ponta DElagada, na ilha de S. MIguel ( Açores).

    Um excelnte domingo te desejo, estimado RICARDO.

    ResponderEliminar
  33. Gosto muito do josé Saramago, e também acho que Deus é canhoto, o Manuel Alegre em tempos também me encantou, agora todos perderam o meu encanto, mas gosto do que ele escreve,

    boa semana,
    beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  34. De Saramago gosto, embora não de todos os seus livros...como lho disse a ele pessoalmente.

    Alegre , como poeta, agrada-me...como político , enfim...

    Uma semana boa lhe desejo, JOsÈ.

    ResponderEliminar
  35. *
    minha amiga,
    ,
    um meditativo poema de Alegre,
    e tu sabes o que penso do Manel !
    ,
    já li este poema bastas vezes,
    e a minha reacção é sempre a
    mesma, fico com a certeza que
    Deus, não o que nos é imposto,
    é de esquerda !
    Sabes,
    um dia, há muitos anos, antes
    de um colóquio, sobre as Igrejas
    e a Sociedade, eu contestei a
    forma como Deus era vendido,
    com um Padre progressista,
    disse-lhe que tinha a certeza
    que Deus era de esquerda, ele
    sorriu e respondeu, não ponho
    Deus em causa, mas digo-te,
    para chegares a Deus, tens que
    ser revolucionário contestando
    o que está estabelecido . . .
    ,
    grato fico com a poesia de Alegre,
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  36. Então, pensamos igual: o deus que nos vendem e/ou impõem pouco tem a ver com Aquele em que acreditamos: impossível que estas desigualdades infames sejam da sua vontade.

    Ai dos fariseus!

    Um abraço , Amigo.

    ResponderEliminar
  37. Não sei quantas mãos tem Deus, se é canhota, dextra ou maneta, não me interessa porque não é o exterior das pessoas que vejo em primeiro lugar senão não estaria aqui na blogosfera onde muitas vezes não se vê o aspecto exterior das pessoas (e o meu , por exemplo, mas no entanto em vários blogues eu tenho aparecido em grande plano e no meu ultimamente aparece em pequeno plano, porque uma das razões pela qual eu queria manter o meu anonimato já não tem razão de ser.). Uma coisa é certa, eu senti muitas vezes uma mão forte ou várias me segurando para não cair e estou-Lhe extremamente grata !

    beijinhos, amiga São
    Verdinha

    P.S. Não aprecio nem Saramago nem Alegre por várias razões mas há todos os gostos na natureza, não é ? e não desejo criticar um post feito com carinho da minha amiga.

    ResponderEliminar
  38. Ma chérie, a ti eu aprecio cada vez mais, por essa abertura de espírito que possuis tão largamente.

    De Alegre, gosto particularmente da poesia de resist~encia à ditadura.

    De Saramago , gosto de alguns livros e de outros não.

    Como sabes, eu creio em Deus. Acho que quem não acredita que Algo nos transcende , está amputando metade de si e que tem uma visão demasiado redutora e reduzida da Vida e da Humanidade.

    Je t´embrasse, linda.

    ResponderEliminar
  39. Olá São!
    Começo por lhe dizer que gosto deste seu espaço e que sinto satisfação por a ter conhecido pessoalmente quando do lançamento do livro da nossa amiga Mariazita.

    Em relação a este seu post, apetece-me dizer que além de maneta, deus também parece se cegueta (opinião de ateu.

    Obrigado pela visita ao «Tempo que passa» e pelo comentário. Gostava que lesse outras minhas histórias e se tiver disposição me desse a sua opinião sincera mesmo num comentário.

    Diamantino

    ResponderEliminar
  40. Eu sou crente!

    Para mim, embora sejam de difícil compreensão alguns acontecimentos, a Entidade Suprema em que acredito sabe as razões porque acontecem determinadas coisas.

    Obrigada por ter vindo, espero que venha muitas mais vezes.

    Foi um prazer poder falar consigo ontem.

    Claro que lerei e direi o que penso.

    Uma boa semana.

    ResponderEliminar
  41. Dá o que pensar, não, São? Bela escolha! :) Boa semana, amiga; fica bem.

    ResponderEliminar
  42. Existem coisas que , de facto, não percebemos muito bem porque acontecem...

    Meu Mestre e Amigo, bem hajas!

    ResponderEliminar
  43. Escolheste bem,São!

    E ele sempre escreve certo...

    beijos,chica

    ResponderEliminar
  44. DEUS ENVIOU O SEU FILHO PARA CONHECERMOS A SUA FACE ESCONDIDA NO CÉU E TAL PAI,TAL FILHO,OS ENSINAMENTOS,AS LIÇÕES...TUDO LEMBRA OS IDEAIS COMUNISTAS...MAS O POETA ESQUECE QUE O LADO CANHOTO DE DEUS É MUITO MAIS DO QUE SER DE ESQUERDA...
    O VERDADEIRO COMUNISMO NÃO EXISTE!!!
    SARAMAGO É RADICAL...ENFIM...

    DEUS NÃO TEM DIREITA NEM ESQUERDA.

    DEUS É AMOR,UM SENTIMENTO QUE OS POLÍTICOS DESCONHECEM.

    BEIJO

    ResponderEliminar
  45. Querida São,

    Nem sempre me lembro de vir ler a tua resposta, visto não fazer isto no meu blog mas hoje voltei e deixo-te um
    bisou.

    Como se diz a Fé é cega. Que valor é teria a nossa fé se tivéssemos todas as provas na mão. Seria fácil demais.

    Verdinha

    ResponderEliminar
  46. Agradeço, CHICA!
    Beijinhos amistosos

    ResponderEliminar
  47. PEDRAS NUAS:
    os ideais comunistas não são maus, o que é péssimo foi o que a URSS fez deles. Mas essa deturpação acontece sempre quer em política quer em religião.

    Deus não tem opção partidária, mas é justo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  48. Que bom teres gostado. Ás tuas esplendorosas fotos aprcio muito.
    Um abraço, FERNANDO.

    ResponderEliminar
  49. E que tal Deus não estar a direita a esquerda, nem ao centro, mas tão só... como justo!
    A posição Dele, somos nós que a construímos conforme a nossa visão.
    Aliás há quem agradeça ao Pai. Porque será Pai e não uma Mãe, a Deusa...

    Quanto ao escritor e ao poeta, de umas obras gosto e de outras não e prefiro não os analisar como pessoas, porque dificilmente dissociaria uma coisa da outra.

    Kandandos.

    ResponderEliminar
  50. VERDINHA, ma chérie, concordo contigo.

    O que por vezes algumas pessoas não percebem é que o que detesto são as invencionices do homens e o folclore religioso e a hipocrisia.

    Mas creio firmememte na existência de Algo que nos transcende totalmente.

    Bisous.

    ResponderEliminar
  51. KIMBAMDA:
    É mesmo para evitar essa designação discriminatória que uso quase sempre a designação dada pelos índios norte-americanos: "Grande Espírito", muito do meu agrado.

    ´Para mim, a DEusa continua viva ...só que em disfarce.

    Um abraço, meu caro.

    ResponderEliminar
  52. Olá, amiga portuguesa...
    Chegou o bom momento, ou o grande dia!
    O sorteio esta lançado e você por me seguir e ler-me, convido-lhe a participar. Leia o regulamento e respondas as perguntas. São 20 livros que serão sorteados.
    Vamos lá!
    Sua participação é o meu grande presente.
    JORNAL AFOGANDO O GANSO
    http://afogandooganso.blogspot.com

    Guará Matos,
    @GuararemaMatos

    ResponderEliminar
  53. Honrada pelo convite, lhe apresento meus agradecimentos.

    As respostas já lá estão.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  54. Olá!
    São... São de Deus!!!
    Eu não conhecia esse poema, olhe o que eu estava perdendo!...
    Eu não sabia que Deus era maneta e muito menos que Deus era canhoto!!!
    Sabe de uma coisa... Deus é canhoto mesmo!!!
    Boa semana!
    Beijinhos.
    Brasil

    ResponderEliminar
  55. Que bom tê-la aqui, linda!

    Gostou? Ainda bem.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  56. ._______querida São



    eu de facto tenho a minha fé.


    contudo existem momentos
    em que discordo completamente com ELE!!!

    além de ser canhoto
    é surdo
    cego
    e altamente sádico
    e desconfio que está esclerosado - também

    ________o que me dá grandes nervos!!!





    _____________///





    beijO_____ternO

    ResponderEliminar
  57. Gosto de azulejos.

    Também de certos dizeres e mais ainda quando são ditos assim... que maravilha!

    Um grande abraço, querida amiga

    ResponderEliminar
  58. BETTY, minha querida, quantas saudades já tinha de ti aqui!

    Eu creio no Deus que nos criou , não naquele que a Humanidade inventou.

    Por vezes, também lhe pergunto: Porquè?!

    Um abraço grande, grande.

    ResponderEliminar
  59. Gosto imenso que te agrade aquilo que aqui ofereço e te agradeço isso

    Bem hajas, companheiro!

    ResponderEliminar
  60. Sensacionallllllllllllll! Obrigada pela partilha, amiga.

    Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  61. Meu bem, gostou? Que bom!
    Beijinhos, muitos.

    ResponderEliminar
  62. Salvé São

    As pessoas lá por serem poetas e anti-fascistas, pessoas de carisma e que se predispõem a dirigir um país, pensam que podem e devem exprimir-se com toda a veleidade que lhes é permitida(?)....
    Bom...é claro que podem...até porque Deus vem aguentando tudo! - incluindo a falta de educação, desrespeito, juízos de valor! ELE o ÙNICO SER MAIOR que Creou o mundo e todo o Universo, e nele, nós incluídos, como SERES "humanos" creados á Sua Imagem e semelhança!! - como Energia pura!

    Uma trsteza, ninguém educar estes poetas, e outros, que incitam á separatividade entre Deus e as suas criaturas!
    Saio silenciosa e sem mais comentários, porque Deus deu também a todos sem excepção...livre arbítrio!

    Deixei um presentinho de Natal na faixa esquerda do meu blog, como avó que também é.
    Vem expresso em: "DEDICO"...

    Sempre...
    Mariz

    ResponderEliminar
  63. São amiga

    Voltei aqui depois de ter lido um a um, os muitos comentários que deixaram que, na maioria, peço desde já á Entidade Suprema, que me ouve, e senre, que os perdoe, pela sua cegueira, surdez, - mas que infelizmente não é muda, porque se falasse, diria precisamente o que escreveu.
    Isto de se dissertar sobre o PAI acho perigoso - é algo que me ultrapassa! - mais a mais expondo-O como se lê, nas palavras de poetas e outros escritores e comentadores de blogs etc, - pois poucos têm a noção daquilo que debitam! Relembro que Deus disse: EU SOU O QUE EU SOU!
    Portanto ninguém alguma vez viu a Sua Face, embora muitos já tivessem ouvido a Sua VOZ e eu sou uma delas.
    E para pessoas que não O conhecem, nem tão pouco O sentem...como podem então (descrevê-lo)/escrevê-LO?! - que contradição! não acha?! Parece até, um "no sense"!
    Tiro o chapéu sobretudo aos
    comentários da Verdinha e da Branca.
    Quanto á sua questão de "não perceber ainda, porque certas coisas acontecem"....o Conhecimento fala disso concretamente.
    Mas vou tentar, tal como sei/aprendi, recordá-la:
    No Universo existem Leis! Quem as trai, trai-se também.
    A Lei do Retorno é bem clara.
    O Amor do PAI igualmente!
    E também está escrito que Jesus disse: "NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO ATRAVÉS DE MIM"! - basta ler os seus encinamentos.
    Isto não tem nada de complicado...
    Quem tem coração e sabe dar AMOR e receber, não adoece nem lhe acontecem grandes adversidades - embora o karma tenha de ser saldado, nunca é com a força ou veemência que noutras situações aconteceria. Quem se afasta da Divindade e tem pernas para andar...é penalizado.
    E essa "pena" é da maior justeza que alguma vez algum homem mandou executar. Cada Ser que vem sendo preparado para se ir dirigindo para a CASA Paterna/Materna deve ser consciente dos seus actos, senão é um doente!! E quem fala com tanta pompa de DEUS, saberá que tem livre arbitrio se não quiser encaminhar-se para LÀ! Então escolhe o seu inferninho!
    Onde é que está a dúvida?
    As pessoas não andam neste planeta-escola, para dissertarem sobre Deus..mas sim para MELHORAREM COMO SERES HUMANOS! NADA MAIS!
    Não existem poetas sem DEUS!
    Não existem escritores sem Deus!
    Não existem comentadores de blogs, sem DEUS! - até os ateus! Deus não se rala com isso...porque também esse é responsável pela sua livre ESCOLHA de preferir ser ateu, mas que seja RESPEITADOR!

    O ditado popular: "ao menino e ao borracho, póe sempre Deus a mão por baixo" - não se aplica apenas e só, ás crianças...também se aplica aos adultos!
    Do mesmo modo que Jesus quando disse:
    "DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS" - NÃO SE REFERIA APENAS A ELAS...MAS SIM AOS ADULTOS a fim de NÃO PERDEREM A CRIANÇA INTERIOR que é e será sempre, o seu SUPORTE/ALICERCE na vida, pela pureza e boa fé implicitas!
    Conclusão: todos sabemos tudo, mas....temos sempre dúvidas do óbvio!! - eu incluída.
    Conclusão:
    JAMAIS se deve confundir um SER de AMOR, com JUSTICEIRO - que não o de OZ!
    DEUS é a CONSCIÊNCIA SUPREMA QUE DE UM SOPRO ACABA COM O QUE CREOU! E EU PERGUNTO QUEM É QUE TEM A VELEIDADE DE REFUTAR ISSO?!
    Como pode um ínfimo ser humano comparar-se com a GRANDEZA do CREADOR?! Não sabem ver com olhos de VER em seu redor?

    Só quem vê esse DEUS CREADOR, á imagem de si proprio, em pequenez, mediocridade e miserabilismo mental, pode exprimir-se de tais formas.
    Há uma frase que li num filme quanto a mim, por demais correcta e lúcida - nada comparado com o que aqui se "disse"...

    "Deus não pensa com a mente porque não tem ego; este é exclusivo do diabo, que está na separatividade e dualidade.
    Deus pensa AMOR E ETERNIDADE!"
    Esta frase é clasíssima!
    Não fossemos nós possuir a Chama Divina que nos ANIMA, creados por UM único SENHOR - que devíamos ADORAR acima de tudo e todos... - e de certo seríamos como clonesinhos dessas entidades das trevas.
    Fico-me por aqui.

    Abraço meu
    Sempre...
    Mariz

    ResponderEliminar
  64. ERRATA:

    "ENSINAMENTOS" em vez de encinamentos

    se calhar havera mais gralhas...mas já troco as letras pelo adiantado da hora.

    ResponderEliminar
  65. Salvé São

    Deixo aqui se não se importa como é a imagem da VERDADEIRA MÂO DE DEUS - a que igualmente vem sendo louvada por todos os povos até aos dias de hoje - e não são apenas os católicos!
    É bem difernte daquela que aqui se expõe e pela mão dos homens - os quais como é habitual, tudo DISTORCEM!

    Abraço meu de sempre
    Coerentemente,
    Mariz

    "Salmo 98(97)

    Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque Ele fez maravilhas! A sua mão
    direita e o seu santo braço lhe deram a vitória.
    O SENHOR anunciou a sua vitória, revelou aos povos a sua justiça.
    Lembrou-se do seu amor e da sua fidelidade em favor da casa de Israel.
    Todos os confins da terra presenciaram o triunfo libertador do nosso Deus.
    Aclamai o SENHOR, terra inteira, exultai de alegria e cantai".
    -----------

    Nota: embora este livro esteja adulterado, a PALAVRA é sempre inalterável...
    E eu, não sou particularmente uma estudiosa, e conheço-me por ecuménica - salvaguardando qualquer rótulo que me seja aplicado.

    ResponderEliminar
  66. Obrigada , amiga.

    Amanhã, se faz favor, passe pelo "são"

    Forte abraço.

    NAMASTÉ!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO